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Avaliação do potencial impacto de um aplicativo sobre as formas de estudo e desempenho acadêmico dos alunos do Colégio João Paulo I – Fase II

Resumo do projeto

Alunos não costumam aprender a estudar. Por meio de um questionário aplicado em 2023 com estudantes do Colégio João Paulo I, identificou-se que os participantes tinham seu rendimento acadêmico prejudicado pela falta de autoconhecimento em relação às suas formas de estudo. Diante do exposto, o uso de uma ferramenta que promova autorreflexão no processo de aprendizagem torna-se necessário. Sendo assim, o objetivo geral da pesquisa é desenvolver um aplicativo que aumente a aprendizagem auto gerenciada. Os objetivos específicos são: criar o aplicativo a partir do protótipo já idealizado com base nas sugestões de alunos, realizar uma validação de funcionalidades, testar a eficiência do aplicativo e, por fim, analisar a experiência dos alunos. Entende-se que, ao se estabelecer um hábito de estudo, a obtenção do conhecimento se torna gradativa, o que é essencial para a fixação do trabalho intelectual individual e o desenvolvimento de um senso de autorresponsabilidade. Com o aumento do conhecimento sobre o processo de aprendizagem, os modos de retenção de conteúdo têm se aprimorado. Em vista disso, a tecnologia pode ser uma aliada valiosa para operacionalizar diferentes formas de aprender. Sob esse viés, a criação do aplicativo pode fazer com que alunos reflitam sobre os fatores relacionados ao próprio rendimento acadêmico. Para tal fim, utilizou-se o método Design Thinking, que é baseado em cinco etapas: empatizar com o público-alvo, identificar um problema, idealizar soluções, criar um protótipo e, por fim, experimentá-lo. Como resultados, há a criação do aplicativo baseado em 85 sugestões coletadas em 2023, permitindo embasar a construção de uma plataforma digital nas necessidades dos alunos do Colégio João Paulo I. Entretanto, a validação efetiva do funcionamento da plataforma se dará a partir das etapas seguintes da metodologia. Para a experimentação, no ano de 2024, foi adotado o método ágil de criação de produtos Scrum. O Scrum é baseado na interação entre indivíduos, troca de experiências e estímulo à comunicação. A partir disso, a metodologia foi dividida em 4 novas etapas. De início, foi criado o aplicativo por meio da plataforma low-code Flutter Flow. Para a finalização e aprimoração do instrumento, estão sendo realizadas consultorias com um profissional da área para apontar melhorias. Em seguida, realizou-se um teste para verificar o efeito do aplicativo sobre as formas de estudo de alunos da escola em que a pesquisa se situa. Nesse sentido, 12 alunos do Ensino Médio fizeram uso da ferramenta por um período de três semanas. Após a finalização da etapa de testes, com o intuito de que os usuários avaliem a sua experiência, está sendo aplicado um questionário no Google Forms. Esse formulário tem por objetivo identificar aprimoramentos a serem feitos na usabilidade e analisar a autopercepção de bom rendimento desses alunos. As conclusões a respeito da funcionalidade e efetividade da plataforma estão em processo de desenvolvimento. Até o momento, identificou-se que, em uma escala de 1 a 5, 75% dos participantes avaliaram a usabilidade do aplicativo como 4. A funcionalidade relacionada à organização foi a que mais contribuiu para o estudo dos participantes. Em vista disso, apesar de ser a análise inicial referente ao efeito do aplicativo sobre as formas de estudo dos alunos participantes, já é possível utilizar os resultados obtidos a partir dessa interação com os usuários para guiar as etapas seguintes. No mês de agosto, serão agendadas entrevistas, a fim de que, por meio da interação com os alunos, sejam agregadas opiniões pertinentes que auxiliem na construção do aplicativo como ferramenta funcional, eficiente e acessível. Portanto, espera-se que os alunos usufruam ao máximo da tecnologia desenvolvida, e que, a partir de seu uso, melhorem o domínio do próprio processo de aprendizagem. Palavras-chaves: Design Thinking; Métodos de estudo; Tecnologia na aprendizagem.

Alunos

Bianca Stefani
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Orientadores

Maria Eduarda Miranda Pellicioli Dias

Instituição

Colégio João Paulo I
Porto Alegre /
  Porto Alegre –  
  RS –
  Brasil

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