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Biodidáticos em ação: Ferramentas para um ensino de ciências eficiente

Resumo do projeto

A utilização de materiais didáticos dentro de sala de aula vem se mostrando um dos maiores aliados dos educadores no processo de ensino e aprendizagem no campo das ciências, visto que o uso desses materiais é capaz de promover a aprendizagem ativa, onde os alunos interagem diretamente com os recursos, o que facilita a compreensão de conceitos complexos por meio da experiência prática. Esse tipo de recurso educacional permite que o discente consiga interagir de forma física com aquilo que lhe foi ensinado em um conceito teórico. Em outras palavras, materializar aquilo que foi lhe ensinado. Em um contexto pedagógico, a aplicação de materiais lúdicos e dinâmicos como uma ferramenta de apoio à aprendizagem, pode ocorrer desde o ensino básico até o ensino superior, pois seu princípio de ação é justamente ser um objeto de associação para os estudantes. É desse princípio que nasce a proposta do projeto “Mostra de ciências: uma abordagem para estimular a busca pelo conhecimento científico”, que visa desenvolver estratégias educacionais lúdicas e aplicá-las dentro de salas de aulas como forma de enriquecer o ensino, elucidando assim conceitos teóricos por meio de atividades práticas. Para isso, são confeccionados modelos educativos de diferentes materiais, como por exemplo, bactérias em feltro, estruturas virais e celulares em massa biscuit, insetos em resina, quebra-cabeça de estruturas fúngicas em EVA, caixas didáticas de abelhas sem ferrão entre outros. Após a confecção desses materiais, aulas práticas e divertidas são ofertadas para estudantes do ensino fundamental do Vale do Paranhana/RS. Durante a realização das ações, é possível perceber que através da experimentação, os alunos vivenciam os temas abordados na sala de aula e os correlacionam com a prática. Além disso, é observado uma maior curiosidade, a qual estimula o desenvolvimento do pensamento crítico. Os alunos fazem perguntas, formulam hipóteses, realizam experimentos e analisam resultados, o que acaba promovendo uma mentalidade científica. Ao término das atividades propostas, foi aplicado um questionário com o objetivo de verificar a percepção dos estudantes sobre a utilidade dos conhecimentos adquiridos na disciplina de ciências em seu cotidiano, além de avaliar o interesse em aulas práticas e em atividades no laboratório. Os resultados mostraram que 56% dos estudantes (n=71) acreditam que os conteúdos de ciências são aplicáveis no seu dia a dia, 73% (n=71) dos discentes acham a disciplina interessante e demonstram interesse pela mesma, enquanto que 83% (n=71) expressam vontade de terem mais aulas práticas e maior contato com o laboratório. A partir da análise desses resultados, foi possível perceber que apenas 56% dos estudantes acreditam que a disciplina está presente no seu dia a dia, sendo assim importante realizar mais atividades a fim de popularizar a área entre os jovens. Em contrapartida, mais de 70% dos estudantes acham a disciplina interessante e gostariam de ter um maior contato com o laboratório. Assim, o projeto tem como objetivo ajudar a construir uma base sólida de conhecimento, promovendo uma atitude positiva em relação à ciência e incentivando o aprendizado contínuo ao longo da vida. Palavras-chave: Materiais didáticos; Ensino; Ciências.

Alunos

Sofia Müller David
Jasmini Becker Rohr
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Orientadores

Gabriela dos Santos Sant'Anna

Instituição

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Rolante
Rolante /
  Rolante –  
  RS –
  Brasil

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Joao Thiago da Silva de Borba
Joao Thiago da Silva de Borba
8 dias atrás

Projeto incrível!

2+
Fernando Becker
Fernando Becker
7 dias atrás

Isso aí projeto muito bom ciência fas parte

1+
Marilia
Marilia
7 dias atrás

Projeto muito bom!

0
Josi
Josi
7 dias atrás

Super comprometidas com o projeto, parabéns!

1+
Joelma Escobar Ricori
Joelma Escobar Ricori
7 dias atrás

Jovens pensantes… é outro Nível 🥳🙌 Aiii que eu me refiro✨✨

1+
Andreia Lucia Muller
Andreia Lucia Muller
7 dias atrás

Excelente trabalho

1+
MAX FABIANO RIBEIRO DA SILVA
MAX FABIANO RIBEIRO DA SILVA
7 dias atrás

Muito lindo o projeto parabéns

0
Tamer cristina de souza
Tamer cristina de souza
6 dias atrás

Este e um projeto muito bom

0
Silvana Esperafico Belotto
Silvana Esperafico Belotto
5 dias atrás

Excelente trabalho, acredito muito em formas mais lúdicas do ensino formal.

0

Alunos

Sofia Müller David
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