EnglishPortugueseSpanish

Brincando de Aprender: O Uso da Ludicidade na Educação das Séries Iniciais entre 4º e 5º anos

Resumo do projeto

Considerando tornar o ambiente escolar mais interessante e divertido aos alunos, a presente pesquisa busca analisar o lúdico como método de ensino, tendo como problemática esclarecer como o uso da ludicidade nas salas de aulas de 4º e 5º anos do ensino fundamental, durante e após a explicação de conteúdos, pode ajudar os alunos a terem mais facilidade em aprendê-los e quais as consequências que isso trará futuramente na vida escolar dessas crianças. Procuramos analisar o impacto da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, buscando compreender como atividades lúdicas podem contribuir para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças nessa faixa etária. Além de conhecer a origem, explicar qual a importância de usar essa ferramenta na educação e explorar as diferentes formas de incorporar essas práticas no currículo escolar das séries de 4º e 5º anos. Para desenvolver o trabalho, realizamos pesquisas e leituras bibliográficas, construção de um jogo de tabuleiro lúdico e aplicação nas turmas 41 e 51 do Colégio Estadual Engenheiro Paulo Chaves de Maratá – RS, além de uma pesquisa qualitativa disponibilizada por meio de um formulário on-line compartilhado nas redes sociais com professores das séries citadas anteriormente. Os resultados nos mostraram que com a ludicidade os alunos despertam sua imaginação, criatividade e interagem mais com os colegas, trazendo assim uma aprendizagem eficaz, divertida e prazerosa. Posteriormente, terão mais facilidade em lembrar dos conteúdos estudados e em se relacionar com outras pessoas, devido à interação social proporcionada em sala de aula. Concluímos que a ludicidade motiva os alunos a buscar conhecimento, tornando a ação de estudar mais leve, fazendo com que as taxas de abandono e evasão escolar diminuam, visto que os estudantes passam a gostar de frequentar a escola e, futuramente, podem inserir métodos lúdicos nos seus estudos por conta própria. Palavras-chaves: aprendizagem, ensino, ludicidade.

Alunos

Kamilli Eduarda Martins
Aleton Renã Klaus
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Orientadores

Tiéli Andressa Henzel Musskopf

Instituição

Colégio Estadual Engenheiro Paulo Chaves
Maratá /
  Maratá –  
  RS –
  Brasil

Deixe seu comentário

O que você achou deste projeto? Participe deixando seu comentário a seguir:

Subscribe
Notify of
guest
16 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rovana Eloni Mafacioli
Rovana Eloni Mafacioli
8 dias atrás

Trabalho perfeito, incentiva os alunos a querer a aprender.
Boa sorte Kamille, vocês merecem ❤️

8+
Carla Adriana käfer
Carla Adriana käfer
8 dias atrás

Car

3+
Carla Adriana käfer
Carla Adriana käfer
8 dias atrás

Carla Adriana käfer

3+
Cintia Martins
Cintia Martins
8 dias atrás

Amei o trabalho, na minha prática diária trabalho com o ensino lúdico e o desenvolvimento das crianças é de forma integral. Parabéns pelo trabalho. Abraço profª Cintia

2+
Andreia Rodrigues Pereira
Andreia Rodrigues Pereira
8 dias atrás

Boa sorte meninos!! Ótimo trabalho!!

2+
Neiva Kunzler
Neiva Kunzler
8 dias atrás

Parabéns! Lindo trabalho!

2+
Dadiane Anelise Schneider Junges
Dadiane Anelise Schneider Junges
7 dias atrás

Parabéns afilhado Aleton e sua colega Kamilli! Lindo projeto, adorei. Trabalho com ludicidade, arte e muita criatividade com meu alunos. Sucesso!! 👋👋👋

2+
Vanessa Teresa Grosz
Vanessa Teresa Grosz
7 dias atrás

Parabéns Pelo trabalho 👏 Sucesso

2+
Leonice
Leonice
7 dias atrás

Parabéns kamille ótimo trabalho. Boa sorte

1+
Clarine Luft
Clarine Luft
7 dias atrás

Parabéns!!! Excelente trabalho!!!

1+
Neiva
Neiva
7 dias atrás

Trabalho maravilhoso!! Boa sorte!!!

1+
Valdair rosa de Lima
Valdair rosa de Lima
7 dias atrás

Trabalho científico estimula a pesquisa!!! Muito relevante o tema!!! Parabéns estudantes!

1+
Sandra
Sandra
7 dias atrás

Parabéns grupo! Excelente trabalho

1+
Suelen
Suelen
7 dias atrás

Parabéns pela iniciativa 👏

1+
Janaina
Janaina
7 dias atrás

Parabéns pelo belíssimo trabalho!!

1+
claudua
claudua
7 dias atrás

parabéns

1+

Alunos

Kamilli Eduarda Martins
Aleton Renã Klaus
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Orientadores

Tiéli Andressa Henzel Musskopf

Instituição

Colégio Estadual Engenheiro Paulo Chaves
  Maratá –  
  RS –
  Brasil

Prêmios e Incentivos Educacionais Oferecidos

Áreas de pesquisa

Conheça os projetos que estão concorrendo em todas as áreas de pesquisa da Mostratec Virtual:

Biologia Celular e Molecular e Microbiologia
Bioquímica e Química
Ciências Ambientais
Ciências Animais e de Plantas
Ciências da Computação
Ciências Planetárias e Terrestres e Matemática e Física
Ciências da Saúde
Educação e Humanidades
Engenharia Ambiental e Sanitária
Engenharia e Materiais
Engenharia Elétrica
Engenharia Eletrônica
Engenharia Mecânica
História e Ciências Sociais

REALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

APOIO

MOSTRATEC Virtual

Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia
Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia

Desenvolvido por SiriusPrime
16
0
Clique para deixar seu comentário e participar!x
()
x

Premiação Júri Popular

Para a premiação do Júri Popular, só serão considerados válidos os votos únicos (um por usuário) e que forem realizados entre 0:00 de 22/10 às 23:59 de 24/10.

Teste do Perfil Empreendedor

Preencha os seus dados a seguir para realizar o seu teste: