EnglishPortugueseSpanish

Como o tema aquecimento global é tratado em escolas que foram frequentadas por estudantes do IFRS Vacaria

Resumo do projeto

Desde que os estudos sobre as mudanças climáticas começaram, é confirmada a influência das ações humanas no aumento da temperatura média superficial do ar do nosso planeta. Contudo, o debate público sobre as mudanças climáticas ainda enfrenta dificuldades, como a repercussão de crenças negacionistas da crise climática, acarretando mais prejuízos ambientais. Ademais, a ausência de abordagem nas escolas sobre este tema torna-se uma problemática social e ambiental. Através da educação, é possível construir conhecimentos aprofundados e uma compreensão fundamental para entender essa problemática. Dessa forma, esse projeto relatará a percepção dos estudantes do 1º ano do IFRS, Campus Vacaria, e professores sobre o aquecimento global no contexto escolar e compreenderá como o assunto está sendo abordado nas escolas. Para a realização deste trabalho, realizamos uma pesquisa aprofundada sobre o tema “Aquecimento global na educação escolar” e em seguida fizemos a aplicação do questionário aos estudantes, dessa forma, analisamos os conhecimentos que os alunos tiveram em seu Ensino Fundamental sobre as Mudanças Climáticas. Para a elaboração do questionário, utilizamos perguntas de caráter descritivo e objetivo, tomando como base o texto elaborado até o momento, para assim, elaborar perguntas adequadas ao tema. Ao analisarmos as respostas obtidas através do questionário, conseguimos observar a dificuldade que alguns estudantes tiveram ao respondê-las quando partimos para as perguntas de teor descritivo. Questionamos o que eles lembravam sobre o assunto, fontes e referências citadas e utilizadas pelos professores. Algumas das respostas mencionaram que não lembravam ou lembravam muito pouco sobre os assuntos abordados e referências citadas. Desse modo, através das respostas e da análise dos materiais utilizados para abordar o assunto, é inevitável deixar de perceber a falta de embasamento teórico e materiais didáticos, da grande maioria das escolas durante as aulas. As indagações podem ser amplas para este problema. Talvez estejamos lidando com profissionais em escolas que possuem acesso e materiais suficientes para construir junto aos seus alunos, mas simplesmente ignoram o tema, pois construir e dialogar sobre conteúdos com análise crítica sobre a interferência humana nas condições socioambientais locais, regionais e mundiais requer um aprofundamento de conhecimentos, estudos e argumentos, indo contra aos interesses do ensino conservador. Ou então, escolas que sofrem com a falta de recursos pelo desinteresse do setor público, não fornecendo acesso e/ou incentivos financeiros e de qualificação profissional suficientes para o aprofundamento sobre o tema, seguindo com os assuntos que possuem condições de ensinar. Além disso, podemos mencionar a estrutura organizacional das escolas, onde cada professor possui uma especialização e interesse próprio, o que pode criar barreiras na hora de abordar uma temática que desvia de seu campo de conhecimento. Na última etapa, pretendemos criar materiais de apoio aos professores, para que assim, possam aplicar em sala de aula a seus alunos. Para isso, pensamos na criação de um texto de apoio, fornecendo informações sobre o tema, auxiliando no estudo e aprendizado do educador. Palavras-chave: Aquecimento Global. Educação. Abordagem. Percepção.

Alunos

Alexandra Perin da Silva
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Orientadores

Felipe Akauan da Silva

Instituição

IFRS – Campus Vacaria
Vacaria /
  Vacaria –  
  RS –
  Brasil

Deixe seu comentário

O que você achou deste projeto? Participe deixando seu comentário a seguir:

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Alunos

Alexandra Perin da Silva
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Orientadores

Felipe Akauan da Silva

Instituição

IFRS – Campus Vacaria
  Vacaria –  
  RS –
  Brasil

Prêmios e Incentivos Educacionais Oferecidos

Áreas de pesquisa

Conheça os projetos que estão concorrendo em todas as áreas de pesquisa da Mostratec Virtual:

Biologia Celular e Molecular e Microbiologia
Bioquímica e Química
Ciências Ambientais
Ciências Animais e de Plantas
Ciências da Computação
Ciências Planetárias e Terrestres e Matemática e Física
Ciências da Saúde
Educação e Humanidades
Engenharia Ambiental e Sanitária
Engenharia e Materiais
Engenharia Elétrica
Engenharia Eletrônica
Engenharia Mecânica
História e Ciências Sociais

REALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

APOIO

MOSTRATEC Virtual

Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia
Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia

Desenvolvido por SiriusPrime
0
Clique para deixar seu comentário e participar!x
()
x

Premiação Júri Popular

Para a premiação do Júri Popular, só serão considerados válidos os votos únicos (um por usuário) e que forem realizados entre 0:00 de 22/10 às 23:59 de 24/10.

Teste do Perfil Empreendedor

Preencha os seus dados a seguir para realizar o seu teste: