EnglishPortugueseSpanish

Controvérsias sociotécnicas em sala de aula: sentidos sobre inteligência artificial

Resumo do projeto

A pesquisa busca responder de que maneira e em que medida controvérsias sociotécnicas sobre inteligência artificial de conversação (ChatGPT) se apresentam em discursos que circulam entre discentes do Ensino Médio Técnico Integrado. Proposta em consonância com a meta número quatro, educação de qualidade, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). As contribuições teóricas utilizadas são baseadas nos Estudos Sociais das Ciências e das Tecnologias e no referencial em Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O objetivo consiste em analisar possibilidades e limites para mobilizar discentes para o exercício da argumentação e da leitura crítica acerca de informações midiáticas, políticas públicas e conhecimentos sociotécnicos sobre inteligência artificial. Essa é um campo do conhecimento, da área da Ciência da Computação em diálogo com a Matemática, a Filosofia, a Sociologia, a Psicologia e a Neurociência, que procura preparar máquinas e computadores para realizar atividades que a mente humana é capaz de executar. A relevância do estudo está em articular a circulação de sentidos gerais sobre inteligência artificial, e o ChatGPT em específico, com análises teóricas e metodológicas sobre o chamado complexo internético do qual a inteligência artificial faz parte juntamente com outros dispositivos, tais como assistente de voz, reconhecimento facial e tradução automática, por exemplo. A pesquisa é exploratória, de natureza básica e com abordagem quali-quantitativa. O caminho metodológico percorrido para atingir o objetivo proposto envolve coleta e análise de dados primários e secundários. Os dados primários serão produzidos por meio de questionário aplicado no mês de agosto de 2023 junto a discentes de um Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio. Os dados secundários foram coletados pela leitura e interpretação de livros e artigos científicos, conforme o referencial teórico adotado, entre os meses de maio e julho do mesmo ano. O tratamento dos dados ocorre de acordo com o método de análise crítico-participativo com visão histórico estrutural. A análise dos dados envolve tanto a apreciação quantitativa (elaboração de gráficos, quadros e tabelas executada com o auxílio de um programa editor de planilhas) quanto qualitativa, que se baseia na leitura crítica, descrição e análise sócio-histórica dos dados. O levantamento preliminar da literatura especializada confirma nossa hipótese inicial de que há o que se poderia chamar de “sentido cético-crítico” sobre inteligência artificial. Ou seja, um sentido questionador tanto da atração e admiração excessiva (posição tecnófila) quanto da aversão e medo extremo (posição tecnofóbica) nas relações entre humanos e inteligência artificial. A análise realizada até o momento permitiu reflexões sobre potencialidades e limites para a promoção de processos educativos integrais que possibilitem a intervenção pública, crítica e cidadã de discentes em controvérsias sociotécnicas em tempos de intensificação de socializações mediadas por intencionalidades de grandes empresas de tecnologia (Big tech).

Alunos

Vicenti Ciotta Lima
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Orientadores

Raquel Folmer Corrêa

Instituição

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – campus Vacaria
Vacaria /
  Vacaria –  
  RS –
  Brazil

Deixe seu comentário

O que você achou deste projeto? Participe deixando seu comentário a seguir:

Subscribe
Notify of
guest
30 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Adair Adams
Adair Adams
10 meses atrás

Excelente

14+
Morgana de Almeida Trintin
Morgana de Almeida Trintin
10 meses atrás

Parabéns pela incrível pesquisa e dedicação de todos os envolvidos! É uma discussão que merece ser difundida e ganhar destaque em todos os meios! Muito feliz por ver trabalhos como esse em ambientes tão importantes!

10+
Last edited 10 meses atrás by Morgana de Almeida Trintin
Camila C.
Camila C.
10 meses atrás

Parabéns pessoal!

2+
Volmir tessaro
Volmir tessaro
10 meses atrás

Perfeito

4+
Clodoaldo
Clodoaldo
10 meses atrás

Excelente

2+
Flávia
Flávia
10 meses atrás

Parabéns pela importante, necessária e atualíssima pesquisa!

3+
Marina da Fonseca
Marina da Fonseca
10 meses atrás

Parabéns! Projeto incrível!

2+
Felipe
Felipe
10 meses atrás

Muito interessante

2+
Angela de Santana
Angela de Santana
10 meses atrás

Parabéns, fala com muita propriedade e conhecimento.

2+
Iago
Iago
10 meses atrás

Parabéns ! Ótima oratória e conteúdo.

2+
Ana Fortaleza
Ana Fortaleza
10 meses atrás

Parabéns pelo brilhante trabalho!

4+
Karine
Karine
10 meses atrás

Parabéns!! Ótimo!!!!

2+
André Luís Manetti Fortes
André Luís Manetti Fortes
10 meses atrás

Excelente! Parabéns Vicenti e Raquel

2+
MARCOS FIGUEIREDO
MARCOS FIGUEIREDO
10 meses atrás

Parabéns, excelente trabalho 👏👏

2+
MARCOS FIGUEIREDO
MARCOS FIGUEIREDO
10 meses atrás

Parabéns excelente trabalho

2+
Juliana
Juliana
10 meses atrás

Parabéns! Ótimo trabalho!

2+
Oberdan Rech
Oberdan Rech
10 meses atrás

Muito bom 👏👏👏

2+
Eva
Eva
10 meses atrás

Ótimo trabalho !!!

2+
Adriana Constantino Guimarães
Adriana Constantino Guimarães
10 meses atrás

Parabéns!👏🏻👏🏻👏🏻

2+
Maristela P L de Lemos
Maristela P L de Lemos
10 meses atrás

Parabéns Vicente, nos orgulhamos muito por ver nossos alunos destacando-se em projetos maravilhosos. Reconhecimento também para sua orientadora, sucesso e continuem!

2+
Scarabelot
Scarabelot
10 meses atrás

Parabéns 🎊

2+
Meri
Meri
10 meses atrás

Exceleu trabalho!

2+
Juliane do couto
Juliane do couto
10 meses atrás

Parabéns Vicenti!! Parabéns Raquel!! Mostrando o potencial do campus Vacaria para o mundo!

3+
Victor Pereira
Victor Pereira
10 meses atrás

Parabéns para o aluno e profa. pelo excelente trabalho desenvolvido!! Sucesso

2+
Janaina
Janaina
10 meses atrás

Excelente trabalho! Parabéns!

1+
Elbio Ramos
Elbio Ramos
10 meses atrás

Excelente!

1+
Gisele Boechel
Gisele Boechel
10 meses atrás

Muito relevante a pesquisa de vocês. Parabéns, orientado e orientadora, por abordarem esse tema tão interessante. Sucesso!

1+
Last edited 10 meses atrás by Gisele Boechel
Itaise Moretti de Lima
Itaise Moretti de Lima
10 meses atrás

Excelente trabalho! Parabéns!

1+
Caroline de Morais
Caroline de Morais
10 meses atrás

Raquel e Vicenti.
Parabéns pelo desenvolvimento desta pesquisa que favorece o exercício da argumentação e da leitura crítica, tão necessárias para o meio acadêmico.

1+
Luiza Helena
Luiza Helena
10 meses atrás

Discussão importante na atualidade. Parabéns ao aluno Vicenti e à Profa orientadora Raquel.

2+

Alunos

Vicenti Ciotta Lima
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Orientadores

Raquel Folmer Corrêa

Instituição

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – campus Vacaria
  Vacaria –  
  RS –
  Brazil

Prêmios e Incentivos Educacionais Oferecidos

Áreas de pesquisa

Conheça os projetos que estão concorrendo em todas as áreas de pesquisa da Mostratec Virtual:

Biologia Celular e Molecular e Microbiologia
Bioquímica e Química
Ciências Ambientais
Ciências Animais e de Plantas
Ciências da Computação
Ciências Planetárias e Terrestres e Matemática e Física
Ciências da Saúde
Educação e Humanidades
Engenharia Ambiental e Sanitária
Engenharia e Materiais
Engenharia Elétrica
Engenharia Eletrônica
Engenharia Mecânica
História e Ciências Sociais

REALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

APOIO

MOSTRATEC Virtual

Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia
Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia

Desenvolvido por SiriusPrime
30
0
Clique para deixar seu comentário e participar!x
()
x

Premiação Júri Popular

Para a premiação do Júri Popular, só serão considerados válidos os votos únicos (um por usuário) e que forem realizados entre 0:00 de 25/10 às 23:59 de 28/10.

Teste do Perfil Empreendedor

Preencha os seus dados a seguir para realizar o seu teste: