EnglishPortugueseSpanish

COVID-19: estamos preparados para a educação a distância?

Resumo do projeto

Atualmente, a nível global, o mundo enfrenta uma grande e grave pandemia que é reflexo em decorrer dos novos tempos (globalização). Talvez, e ainda não temos como afirmar, pois ainda estamos no “olho do furacão”, uma das mais graves da História da humanidade, mesmo tendo ocorrido outras de grande escala, como, por exemplo, a Gripe Espanhola (início do século XX) e a Peste Negra (meados do século XIV), essa segunda, por ainda não haver um mundo quase completamente interseccionado, ficou mais restrita à Europa e parte da Ásia. Hodiernamente, devido ao coronavírus (COVID-19), a criação de um modelo pedagógico se tornou um grande desafio para professores e alunos, já que o que ambos estão vivenciando é totalmente novo e que nunca passaram por situações onde as aulas presenciais precisaram ser substituídas para a modalidade de ensino remoto, sendo similar ao ensino à distância. Os desafios desta transição temporária, mas sem prazo de término, são imensos, sendo fundamental que as escolas se organizem para que assim não percam o vínculo com as famílias e com a rotina de estudos dos alunos. Para nós, estudantes, o mais desafiador é aprender a gerenciar o tempo dentro de casa e ter disciplina ao estudar no modelo EAD, além disto, nota-se o cansaço emocional por estarmos confinados na nossa própria casa, longe espacialmente falando dos amigos e professores. Aos professores, coube lidar com o uso da tecnologia e ferramentas virtuais para o ensino dos alunos. É de suma importância, saber o posicionamento de estudantes do ensino médio e professores sobre esta modalidade de ensino, que está sendo utilizada no período de pandemia. O presente trabalho tem por objetivo compreender como ocorreu a educação a distância durante a pandemia do COVID-19. Ademais, questionar alunos e professores do ensino médio, sabendo quais foram suas dificuldades, desafios e readaptações ao longo do ensino a distância. A metodologia utilizada para o desenvolvimento desse trabalho foi: através de um questionário no Google forms, este foi encaminhado aos alunos e professores através do e-mail institucional e, após o recebimento desse material, analisamos através de tabelas, demonstrando alguns percalços, ou não, que os alunos e professores têm sentido em relação ao sistema remoto. A pesquisa tinha como propósito questionar os seis primeiros alunos de cada de cada turma do 1°ano, 2°ano e 3°ano do ensino médio. Além disso o segundo propósito da pesquisa era questionar os doze professores do ensino médio também. Assim, os resultados obtidos foram a partir dos únicos formulários preenchidos por quatro alunos de duas turmas do 1°ano do ensino médio e seis de doze professores. Pode-se afirmar a respeito dos alunos que, por exemplo, 75% deles estão preparados para o ensino a distância e 25% não. Foram abordadas outras questões também. No que diz respeito aos professores, foram questionadas suas dificuldades e possíveis dificuldades dos alunos em relação ao ensino remoto. Ambos, relataram que tiveram que se adaptar aos desafios da nova modalidade de ensino. Palavras-chave: educação a distância, pandemia e tecnologia.

Alunos

Giuliana Michielin Amaral
Camila Souza de Pinho

Orientadores

Uirys Alves de Souza

Instituição

Colégio Bom Jesus Joana D´Arc
  RS –
  Brazil

Deixe seu comentário

O que você achou deste projeto? Participe deixando seu comentário a seguir:

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Alunos

Giuliana Michielin Amaral
Camila Souza de Pinho

Orientadores

Uirys Alves de Souza

Instituição

Colégio Bom Jesus Joana D´Arc
  RS –
  Brazil

Prêmios e Incentivos Educacionais Oferecidos

Áreas de pesquisa

Conheça os projetos que estão concorrendo em todas as áreas de pesquisa da Mostratec Virtual:

Biologia Celular e Molecular e Microbiologia
Bioquímica e Química
Ciências Ambientais
Ciências Animais e de Plantas
Ciências da Computação
Ciências Planetárias e Terrestres e Matemática e Física
Ciências da Saúde
Educação e Humanidades
Engenharia Ambiental e Sanitária
Engenharia e Materiais
Engenharia Elétrica
Engenharia Eletrônica
Engenharia Mecânica
História e Ciências Sociais

REALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

APOIO

MOSTRATEC Virtual

Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia
Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia

Desenvolvido por SiriusPrime
0
Clique para deixar seu comentário e participar!x
()
x

Premiação Júri Popular

Para a premiação do Júri Popular, só serão considerados válidos os votos únicos (um por usuário) e que forem realizados entre 0:00 de 22/10 às 23:59 de 24/10.

Teste do Perfil Empreendedor

Preencha os seus dados a seguir para realizar o seu teste: