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Desenvolvimento de Método Padronizado para Prática de Germinação de Feijão

Resumo do projeto

As aulas práticas desempenham um papel fundamental no ambiente escolar, aproximando os alunos do conhecimento concreto e tornando os saberes mais próximos da realidade. Este estudo foi focado na prática de germinação do feijão, amplamente utilizada nas aulas de ciências e biologia. Apesar da disponibilidade de diversos planos de aula na internet, a falta de detalhamento sobre os materiais utilizados e suas potencialidades levanta a necessidade de uma análise mais aprofundada. O projeto consiste em um experimento para análise do desenvolvimento do feijão em quatro tipos diferentes de substrato: terra vegetal comercial, terra vermelha de quintal do Paraná sem tratamento, areia e algodão. O objetivo é avaliar qual deles melhor atende as necessidades do professor, sendo elas: didáticas, pedagógicas e econômicas. O experimento envolveu a montagem de dez amostras de cada substrato. Os materiais utilizados incluíram copos descartáveis, terra vegetal comercial, terra vermelha de quintal do Paraná sem tratamento, algodão, areia, feijões, forma de alumínio e água. Os grãos foram mantidos na forma de alumínio durante dois dias e, posteriormente, medidas as radículas e distribuídos nos respectivos substratos. Durante 25 dias, as amostras foram mantidas nas mesmas condições climáticas, sendo elas: ambiente arejado e luz solar indireta. Os feijões foram irrigados com 5 ml de água todos os dias durante a observação. A análise diária revelou variações nas plantas. O grupo de amostras de algodão demorou mais a se desenvolver, e algumas plantas não sobreviveram até o fim do experimento. No grupo de areia, as amostras se desenvolveram bem e nenhuma morreu ao longo do processo. Já nas amostras de terra vermelha do Paraná, 70% dos exemplares morreram até o vigésimo dia. E no grupo de amostras da terra vegetal comercial apenas uma das dez amostras morreu no período de 20 dias. Dados esses resultados, chegamos em conclusões bastante significativas. O grupo de amostras com o substrato de areia mostrou um melhor desempenho das plantas, se comparado aos demais grupos. Além disso, a areia também é um substrato de fácil acesso e manuseio, sendo assim o melhor método a ser utilizado para aulas práticas de germinação de feijão a curto prazo no estudo de ciências. Palavras-Chave: Aulas práticas, germinação do feijão, experimentos científicos.

Alunos

Aline Campana de Souza
Julia Luersen Chaves Souza
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Orientadores

Marcioni Miguel Zini

Instituição

Colégio Sesi da Indústria
Cascavel /
  Cascavel –  
  PR –
  Brasil

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Dilce
Dilce
3 dias atrás

Parabéns pelo projeto Júlia ❤️

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Eudeni Soares
Eudeni Soares
3 dias atrás

Júlia, parabéns seu projeto está fantástico, perfeito.

1+
Ediane
Ediane
3 dias atrás

Parabéns Julia!

0
Nelise
Nelise
3 dias atrás

Parabéns meninas pelo trabalho

0

Alunos

Aline Campana de Souza
Julia Luersen Chaves Souza
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