EnglishPortugueseSpanish

DESPERTANDO CIENTISTAS: MULTIPLICADORES EM ENERGIA FOTOVOLTAICA

Resumo do projeto

É muito importante desmistificar o rótulo de que ciências é decorativa e desnecessária na educação. Ao estimular este ensino, estamos contribuindo para que o aluno possa criar uma consciência crítica diante das descobertas e serão capazes no futuro, de entender e respeitar sua posição no planeta, visto que consistem em descobrir caminhos durante a ação, portanto, há a superação dos obstáculos e dificuldades por meio de uma atividade reflexiva que resulta no aprimoramento de habilidades como: a observação e a dedução, que levam ao melhoramento e ao avanço. A proposta tem por objetivo a conscientização de crianças e adolescentes sobre a necessidade da produção de energia limpa e renovável como forma de preservar o meio ambiente, através da aplicação de oficinas e capacitação de professores em um produto educacional baseado em energia renovável com uso de sistema fotovoltaico e com isso despertar nos estudantes o interesse pela ciência. Para isso, foi elaborada uma oficina piloto, com 2 momentos (teórico e prático), avaliada a sua aplicação em situação real de sala de aula e posteriormente realizada uma oficina com representantes das escolas com a intenção de gerar ações multiplicadoras nas escolas, os educadores foram orientados com a intenção de torná-los multiplicadores das ações do projeto, assim a escola tem a oportunidade de promover as oficinas para todos os seus alunos de anos iniciais ao ensino médio. Após as oficinas multiplicados foram analisadas as contribuições dessa ação na formação de professores e alunos participantes da ação e o seu impacto no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados mostraram que os multiplicadores conseguiram realizar as oficinas nas escolas parceiras mostrando eficiência de 82%, mais de 1000 alunos passaram pelas oficinas “Despertando Cientistas: Energia Fotovoltaica” e mostraram mais de 89% de melhora no conhecimento sobre energia renovável fotovoltaica.

Alunos

Emanuelly Alves Conceição
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Orientadores

Grazieli Suszek

Instituição

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCACAO, CIENCIA E TECNOLOGIA DE MATO
Nova Andradina /
  Nova Andradina –  
  MS –
  Brazil

Deixe seu comentário

O que você achou deste projeto? Participe deixando seu comentário a seguir:

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Alunos

Emanuelly Alves Conceição
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Orientadores

Grazieli Suszek

Instituição

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCACAO, CIENCIA E TECNOLOGIA DE MATO
  Nova Andradina –  
  MS –
  Brazil

Prêmios e Incentivos Educacionais Oferecidos

Áreas de pesquisa

Conheça os projetos que estão concorrendo em todas as áreas de pesquisa da Mostratec Virtual:

Biologia Celular e Molecular e Microbiologia
Bioquímica e Química
Ciências Ambientais
Ciências Animais e de Plantas
Ciências da Computação
Ciências Planetárias e Terrestres e Matemática e Física
Ciências da Saúde
Educação e Humanidades
Engenharia Ambiental e Sanitária
Engenharia e Materiais
Engenharia Elétrica
Engenharia Eletrônica
Engenharia Mecânica
História e Ciências Sociais

REALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

APOIO

MOSTRATEC Virtual

Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia
Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia

Desenvolvido por SiriusPrime
0
Clique para deixar seu comentário e participar!x
()
x

Premiação Júri Popular

Para a premiação do Júri Popular, só serão considerados válidos os votos únicos (um por usuário) e que forem realizados entre 0:00 de 25/10 às 23:59 de 28/10.

Teste do Perfil Empreendedor

Preencha os seus dados a seguir para realizar o seu teste: