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DISPOSITIVO MONITORADOR DE ROLAMENTOS DE MOTORES ELÉTRICOS DE INDUÇÃO

Resumo do projeto

O desbalanceamento de eixo é, em síntese, quando a distribuição de massa (centro de gravidade) da carga rotatória não coincide com o eixo rotativo do motor elétrico, não estando paralelo a ele e/ou sobre o mesmo, provocando um desequilíbrio entre ambos e, por consequência, o deslocamento ou a inclinação do eixo de inércia referente ao eixo de rotação. O desequilíbrio provocado pela mudança do centro de gravidade acarreta em um aumento da vibração no eixo do motor, fazendo com que, principalmente, o rolamento da máquina seja danificado. Sendo assim, o presente projeto consiste no desenvolvimento do protótipo de um dispositivo monitorador de vibração decorrente do desbalanceamento de eixo em motores elétricos de indução trifásicos para que, então, haja o devido controle do estado do rolamento dessas máquinas. A confecção desse protótipo é baseada em três componentes principais: o microcontrolador ESP32, sensor acelerômetro MPU6050 e um display OLED para a amostragem das informações. O sensor acelerômetro é responsável por obter a mudança proporcional da aceleração em relação ao espectro vibratório variável. O ESP32 recebe esses dados do sensor, compara-os com os valores de referência e envia o resultado (no caso o estado do rolamento do motor) para o display OLED, que, então, o transmite ao operador do dispositivo. Pela existência de outras frequências de vibração (espectros vibratórios) além daquela referente ao rolamento do motor, a transformada rápida de Fourier é utilizada como filtro digital para extrair somente o específico formato de onda que será analisado. Por enquanto, o dispositivo demonstrou correto funcionamento quando submetido aos testes com o motor elétrico de indução com o rolamento em bom estado e com estado desgastado, já que houve um aumento bem considerável do nível vibratório quando executou-se o ensaio com o rolamento danificado (informações observadas a partir do site ThingSpeak). Comparando os dados obtidos com a tabela 1 da NBR 60034-14 percebeu-se que, no primeiro teste, os valores não ultrapassaram o limite estipulado por ela; já no segundo, eles superaram esse limite (o que indica, então, um bom e um mau estado da peça, respectivamente). Até o momento, constata-se a viabilidade da teoria por trás do projeto, que o método de monitoramento da vibração por meio do sensor acelerômetro é possível e a versatilidade e confiança que este dispositivo pode trazer. O baixo custo em comparação com as opções presentes no mercado, o aumento da segurança dos profissionais industriais, da eficiência energética e da lucratividade por evitar manutenções corretivas e a parada de processos, faz com que esse equipamento seja uma ótima substituição de maneiras pouco confiáveis de constatar uma vibração anormal no rolamento da máquina em questão. Palavras-Chaves: Desbalanceamento de eixo. Vibração. Motor elétrico de indução. Sensor acelerômetro.

Alunos

Arthur Horn Patzlaff
Arthur Schallenberger Costa
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Orientadores

Diego Ramos Moreira

Instituição

Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
Novo Hamburgo /
  Novo Hamburgo –  
  RS –
  Brazil

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Aislann
Aislann
11 meses atrás

Muito bom! Parabéns
super aplicável

0
Aislan
Aislan
11 meses atrás

Top
super bom

0
Elisabete
Elisabete
11 meses atrás

Muito bom 😊 parabéns

0
Micheli Coimbra
Micheli Coimbra
11 meses atrás

Fantástico! Parabéns!👏🏻👏🏻🔝

0
Maicon
Maicon
11 meses atrás

Muito interessante o assunto…

0

Alunos

Arthur Horn Patzlaff
Arthur Schallenberger Costa
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