EnglishPortugueseSpanish

Efeitos do acompanhamento musical na concentração de alunos do Ensino Médio durante a resolução de exercícios de lógica

Resumo do projeto

Esta pesquisa investiga se a música influencia ou não a concentração de alunos durante a realização de estudos. A ideia do projeto surgiu após percebermos que alguns estilos musicais interferiam positiva ou negativamente na nossa concentração enquanto estudávamos. Tendo isso em mente, o nosso objetivo geral consiste em analisar se a música influencia ou não na concentração de estudantes do Ensino Médio da IENH- Fundação Evangélica. Então, para comprovar a pesquisa, foi elaborado um teste que posteriormente foi aplicado em 24 alunos do primeiro ano do Ensino Médio da Fundação Evangélica de Novo Hamburgo. Esse teste consistia em questões de raciocínio lógico, as quais os participantes tiveram de resolver estando dividido em 3 grupos com condições de ambiente diferenciadas, sendo 10 alunos acompanhados por música instrumental, 7 alunos acompanhados por música com letra e 7 alunos sem acompanhamento musical. Foi determinado um período limite de 12 minutos para a realização do teste o qual, passado esse tempo, foi recolhido. Após a análise dos resultados, que foi feita considerando a proporção de alunos integrantes de cada divisão, pudemos concluir que o grupo que obteve melhor desempenho foi o acompanhado por música instrumental. Ademais, pode ser dito que o grupo acompanhado por música com letra proporciona um ambiente com condições similares às do grupo sem acompanhamento, já que tiveram resultados muito próximos. Além disso, o grupo com acompanhamento musical com letra foi o único que contou com questões não respondidas, observação essa que pode indicar que houve confusão na realização do teste. Tendo feito a análise, podemos concluir que sim, a música pode influenciar na concentração, tanto positiva quanto negativamente, dependendo do estilo escutado. Palavras-Chave: Música. Concentração. Estudos. Raciocínio lógico. Teste.

Alunos

Bibiana Spier Penna
Laura Schenkel de Paiva
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Orientadores

Sabrine Elma Heller

Instituição

Instituição Evangélica de Novo Hamburgo
Novo Hamburgo /
  Novo Hamburgo –  
  RS –
  Brazil

Deixe seu comentário

O que você achou deste projeto? Participe deixando seu comentário a seguir:

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Alunos

Bibiana Spier Penna
Laura Schenkel de Paiva
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Orientadores

Sabrine Elma Heller

Instituição

Instituição Evangélica de Novo Hamburgo
  Novo Hamburgo –  
  RS –
  Brazil

Prêmios e Incentivos Educacionais Oferecidos

Áreas de pesquisa

Conheça os projetos que estão concorrendo em todas as áreas de pesquisa da Mostratec Virtual:

Biologia Celular e Molecular e Microbiologia
Bioquímica e Química
Ciências Ambientais
Ciências Animais e de Plantas
Ciências da Computação
Ciências Planetárias e Terrestres e Matemática e Física
Ciências da Saúde
Educação e Humanidades
Engenharia Ambiental e Sanitária
Engenharia e Materiais
Engenharia Elétrica
Engenharia Eletrônica
Engenharia Mecânica
História e Ciências Sociais

REALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

APOIO

MOSTRATEC Virtual

Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia
Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia

Desenvolvido por SiriusPrime
0
Clique para deixar seu comentário e participar!x
()
x

Premiação Júri Popular

Para a premiação do Júri Popular, só serão considerados válidos os votos únicos (um por usuário) e que forem realizados entre 0:00 de 25/10 às 23:59 de 28/10.

Teste do Perfil Empreendedor

Preencha os seus dados a seguir para realizar o seu teste: