EnglishPortugueseSpanish

ENERGY KIDS: Ferramentas Pedagógicas para Ensino de Eficiência Energética

Resumo do projeto

Atualmente, a Matriz Elétrica Brasileira conta com 87% de sua produção proveniente de fontes renováveis, energia que é consumida principalmente pelo setor residencial. Percebe-se grande protagonismo do cidadão no consumo de energia elétrica no país, o que traz relevância às práticas de consumo baseadas nos conceitos de eficiência energética. É considerado eficiente o uso de eletricidade que busca reduzir perdas, sejam elas provenientes de problemas nas instalações, de equipamentos ineficientes ou até mesmo em função do desperdício por parte dos usuários. Percebe-se então, que além das características próprias do equipamento, o padrão de uso do mesmo pode influenciar seu consumo final, evidenciando a importância de que as práticas eficientes de uso cheguem ao conhecimento do maior número de consumidores, o que pode ser alcançado através da educação. Desta forma, esta pesquisa propõe ferramentas pedagógicas capazes de proporcionar o entendimento dos conceitos de eficiência energética e geração de energia para estudantes de 9 a 12 anos. Nessa faixa etária, o público alvo já é alfabetizado e tem assegurado no currículo base o estudo destes temas, ainda que de forma tradicional e teórica. Buscando uma aprendizagem significativa por parte deles, propõe-se um método que contemple um meio de aprendizagem potencialmente significativo, contando sempre com a predisposição ao aprender do próprio aluno. Assim, espera-se que através das atividades, dinâmicas, oficinas propostas e a gameficação do aprendizado, o aluno seja protagonista de um aprender ativo, que propõe a autonomia, a reflexão de ideias, o trabalho em equipe e a relação estratégia-desafio-recompensa, próprio dos jogos pedagógicos. Através da metodologia científica, foram propostas e construídas ferramentas pedagógicas, que incluem o jogo Casa Eficiente, uma representação de uma residência que, baseado em perguntas e respostas, computa os resultados e fornece um valor de consumo em reais de cada jogador, identificando seu padrão de uso. Além disso, maquetes de usinas hidrelétrica, eólica e fotovoltaica foram construídas, contando com circuitos eletrônicos, a fim de demonstrar na prática como funciona o processo de geração de energia em cada modalidade. Materiais como jogos de tabuleiro, de desafio e fichas de atividades foram formulados e atuam como facilitadores do aprendizado de conceitos complexos, tornando-os mais tangíveis para os estudantes. Foi possível levar o kit de ferramentas pedagógicas para a sala de aula em cinco oportunidades, em uma escola de Ensino onde durante oficinas os estudantes tiveram contato com os jogos e atividades desenvolvidos. Os resultados comparados foram o valor de consumo anterior e posterior às oficinas, encontrando-se uma grande redução no consumo individual após o contato com as ferramentas. Sendo assim, percebe-se que a metodologia proposta é eficiente como facilitadora do aprendizado e, consequentemente, contempla os objetivos propostos. Indo além, um resultado encontrado e não mensurado anteriormente, diz respeito à experiência dos alunos. Esta, foi muito positiva, proporcionando o contato com tecnologias e atividades antes inéditas, oportunizando um olhar para além de suas realidades de vida e despertando o interesse pelo conhecimento técnico e pela iniciação científica. Tendo atingido os objetivos traçados, busca-se adaptar o kit para que possa ser utilizado por qualquer educador em sala de aula. Palavras-chave: eficiência energética, aprendizado ativo, ferramentas pedagógicas.

Alunos

Vitória da Silva Bauer
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Orientadores

Vinícius André Uberti

Instituição

Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
Novo Hamburgo /
  Novo Hamburgo –  
  RS –
  Brazil

Deixe seu comentário

O que você achou deste projeto? Participe deixando seu comentário a seguir:

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Alunos

Vitória da Silva Bauer
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Orientadores

Vinícius André Uberti

Instituição

Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
  Novo Hamburgo –  
  RS –
  Brazil

Prêmios e Incentivos Educacionais Oferecidos

Áreas de pesquisa

Conheça os projetos que estão concorrendo em todas as áreas de pesquisa da Mostratec Virtual:

Biologia Celular e Molecular e Microbiologia
Bioquímica e Química
Ciências Ambientais
Ciências Animais e de Plantas
Ciências da Computação
Ciências Planetárias e Terrestres e Matemática e Física
Ciências da Saúde
Educação e Humanidades
Engenharia Ambiental e Sanitária
Engenharia e Materiais
Engenharia Elétrica
Engenharia Eletrônica
Engenharia Mecânica
História e Ciências Sociais

REALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

APOIO

MOSTRATEC Virtual

Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia
Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia

Desenvolvido por SiriusPrime
0
Clique para deixar seu comentário e participar!x
()
x

Premiação Júri Popular

Para a premiação do Júri Popular, só serão considerados válidos os votos únicos (um por usuário) e que forem realizados entre 0:00 de 25/10 às 23:59 de 28/10.

Teste do Perfil Empreendedor

Preencha os seus dados a seguir para realizar o seu teste: