EnglishPortugueseSpanish

ESTUDO DOS IMPACTOS DA PANDEMIA NA ALFABETIZAÇÃO DE SÉRIES INICIAIS E ALTERNATIVAS DE RESGATE DO ENSINO-APRENDIZAGEM (FASE II)

Resumo do projeto

A necessidade de soluções para os desafios educacionais, especialmente na alfabetização das séries iniciais, destaca a importância da integração de novas tecnologias, visando promover a recuperação e o desenvolvimento das habilidades essenciais das crianças. Durante os primeiros anos do ensino fundamental, a alfabetização é um processo complexo que requer interação direta entre professor e aluno. No período da pandemia da COVID 19, a transição para o ensino remoto trouxe desafios adicionais, como falta de acesso à internet e dispositivos eletrônicos, afetando especialmente alunos vulneráveis. Isso resultou em uma interrupção no processo de ensino-aprendizagem, como evidenciado pelo aumento no número de crianças não-alfabetizadas. Dados brasileiros mostram que o número de crianças entre seis e sete anos que não sabem ler e escrever aumentaram 66,3% de 2019 para 2021. Esses resultados demonstram a necessidade de intervenção imediata e eficaz no amparo de crianças não-alfabetizadas. Com base nesses dados, é necessária a busca por tecnologias que possam facilitar o trabalho dos professores no processo de alfabetização dos alunos e que auxiliem o desenvolvimento do raciocínio lógico e competências para interpretar o mundo em si, alinhando, assim, as perdas significativas provocadas pelo isolamento social. Assim como a mitigação das deficiências no aprendizado, essas inovadoras tecnologias têm o potencial de serem implementadas para atender às necessidades dos alunos que enfrentam desafios durante o processo de alfabetização, ao mesmo tempo em que proporcionam benefícios aos que estão progredindo com sucesso em direção aos objetivos estabelecidos. Palavras-chave: alfabetização; tecnologias; crianças; ensino.

Alunos

BRUNA BOCCHI PORTELLA
EDUARDA MERLINI
HELOISA SALVI

Orientadores

LUCIANA DAI PRA PENTEADO

Instituição

Escola Estadual de Ensino Médio Elisa Tramontina
Carlos Barbosa /
  Carlos Barbosa –  
  RS –
  Brasil

Deixe seu comentário

O que você achou deste projeto? Participe deixando seu comentário a seguir:

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Alunos

BRUNA BOCCHI PORTELLA
EDUARDA MERLINI
HELOISA SALVI

Orientadores

LUCIANA DAI PRA PENTEADO

Instituição

Escola Estadual de Ensino Médio Elisa Tramontina
  Carlos Barbosa –  
  RS –
  Brasil

Prêmios e Incentivos Educacionais Oferecidos

Áreas de pesquisa

Conheça os projetos que estão concorrendo em todas as áreas de pesquisa da Mostratec Virtual:

Biologia Celular e Molecular e Microbiologia
Bioquímica e Química
Ciências Ambientais
Ciências Animais e de Plantas
Ciências da Computação
Ciências Planetárias e Terrestres e Matemática e Física
Ciências da Saúde
Educação e Humanidades
Engenharia Ambiental e Sanitária
Engenharia e Materiais
Engenharia Elétrica
Engenharia Eletrônica
Engenharia Mecânica
História e Ciências Sociais

REALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

APOIO

MOSTRATEC Virtual

Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia
Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia

Desenvolvido por SiriusPrime
0
Clique para deixar seu comentário e participar!x
()
x

Premiação Júri Popular

Para a premiação do Júri Popular, só serão considerados válidos os votos únicos (um por usuário) e que forem realizados entre 0:00 de 22/10 às 23:59 de 24/10.

Teste do Perfil Empreendedor

Preencha os seus dados a seguir para realizar o seu teste: