EnglishPortugueseSpanish

MAPEAMENTO ESTATÍSTICO REFERENTE AO CONSUMO EXAGERADO DE SAIS DE SÓDIO (Na+) E POTÁSSIO (K+) E A LIGAÇÃO ENTRE A HIPERTENSÃO NO BAIRRO SANTA TEREZINHA DA CIDADE DE PEDRA BRANCA/CE: UMA ABORDAGEM MATEMÁTICA, EPIDEMOLOGICA E NUTRICIONAL – PROJETO CHAP

Resumo do projeto

Fundamentando-se na maneira que está colocado o cenário contemporâneo de uma coletividade mundial, onde segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) são cerca de 17,5 milhões de mortes anualmente provocado pela hipertensão, é de responsabilidade e importância universal a mudança de tal situação. Fazemos isso atrás da educação em saúde utilizando da conscientização para prevenir casos e possíveis complicações da enfermidade. Com o intuito de compreender o comportamento e o público que mais é afetado pela patologia em questão, realizou-se a pesquisa de campo, onde se deu por amostragem aleatória simples. Os fatores abordados nos formulários de coleta de dados foram baseados nas variáveis de risco estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde – OMS (2022), sendo selecionado a partir de referências bibliográficas prévias, como: Organização Pan-Americana de Saúde, Ministério da Saúde – MS e Secretaria de Saúde do Estado do Ceará e organizadas em grupos de variáveis, sendo elas: de cunho pessoal, hábitos, aspectos genéticos e relações patogênicas que se vinculam a hipertensão, foram preenchidos com informações de aproximadamente 150 pessoas de cada bairro, totalizando 1.500 entrevistas, no município por inteiro, feitas por toda a equipe do projeto discutido, envolvendo não somente as criadoras como também estudantes voluntários. Os dados obtidos através da pesquisa em campo executada, trouxe consigo informações que foram organizadas e estruturadas empregando as tabelas, acarretando consequentemente uma teia de situações, sendo desde já visível um perfil padrão mais atingido pela doença na cidade, que com amparo dos gráficos, representações matemáticas que reproduz padrões, verifica informações e comparar quantidades e medidas. O projeto CHAP foi uma iniciativa originada de duas alunas da E.E.E.P Antônio Rodrigues de Oliveira, encontrada em Pedra Branca – CE. Finda- se então o público-alvo, pessoas de idade mais avançada e com maus hábitos, onde trabalhamos com diversas palestras para mais de 500 pessoas, em escolas e em unidades de Saúde, onde foi ensinado mais sobre o projeto que serviram como ferramenta de conscientização. E com isso o resultado foi que diversas famílias foram afetadas diretamente ou indiretamente sobre os riscos da hipertensão. Trabalhando a prevenção antes que se desenvolva uma necessidade de tratamento, cumprindo o dever científico de melhorar a qualidade e expectativa de vida de uma comunidade. Palavras-chave: Mapeamento; Estatístico; Bioestatística; Hipertensão e Pedra Branca – CE.

Alunos

GEOVANA ALENCAR RODRIGUES
FRANCISCA ÉRIKA PEREIRA DE MESQUITA
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Orientadores

FRANCISCO RENATO MOREIRA DA SILVA

Instituição

EEEP ANTONIO RODRIGUES DE OLIVEIRA
Pedra Branca /
  Pedra Branca –  
  CE –
  Brazil

Deixe seu comentário

O que você achou deste projeto? Participe deixando seu comentário a seguir:

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Renato
Renato
7 meses atrás

Parabéns meninas!!!

1+

Alunos

GEOVANA ALENCAR RODRIGUES
FRANCISCA ÉRIKA PEREIRA DE MESQUITA
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Orientadores

FRANCISCO RENATO MOREIRA DA SILVA

Instituição

EEEP ANTONIO RODRIGUES DE OLIVEIRA
  Pedra Branca –  
  CE –
  Brazil

Prêmios e Incentivos Educacionais Oferecidos

Áreas de pesquisa

Conheça os projetos que estão concorrendo em todas as áreas de pesquisa da Mostratec Virtual:

Biologia Celular e Molecular e Microbiologia
Bioquímica e Química
Ciências Ambientais
Ciências Animais e de Plantas
Ciências da Computação
Ciências Planetárias e Terrestres e Matemática e Física
Ciências da Saúde
Educação e Humanidades
Engenharia Ambiental e Sanitária
Engenharia e Materiais
Engenharia Elétrica
Engenharia Eletrônica
Engenharia Mecânica
História e Ciências Sociais

REALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

APOIO

MOSTRATEC Virtual

Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia
Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia

Desenvolvido por SiriusPrime
1
0
Clique para deixar seu comentário e participar!x
()
x

Premiação Júri Popular

Para a premiação do Júri Popular, só serão considerados válidos os votos únicos (um por usuário) e que forem realizados entre 0:00 de 25/10 às 23:59 de 28/10.

Teste do Perfil Empreendedor

Preencha os seus dados a seguir para realizar o seu teste: