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O impacto da temperatura nas constantes elásticas das molas de compressão

Resumo do projeto

A grande aplicabilidade de molas nos contextos atuais de engenharia causam uma necessidade no entendimento de seu comportamento em situações anormais, como uma elevação inesperada na temperatura. Para isso, a pergunta para essa pesquisa é “Qual é o impacto da temperatura na constante elástica de uma mola de compressão?” A maior parte de pesquisas prévias demonstra que a constante elástica, calculada pela lei de Hooke, tem uma relação inversa com o aumento da temperatura. Isso se deve à relação entre maleabilidade e a constante elástica. Apesar de serem grandezas físicas diferentes, ambas medem a elasticidade geral de um material, nesse caso, metais, comumente utilizados na produção das molas. A maleabilidade e a constante elástica são inversamente proporcionais, portanto, a relação entre temperatura e essas variáveis também deve manter essa proporcionalidade inversa. Para essa investigação, uma mola de compressão foi aquecida em um banho de água em variadas temperaturas entre 20oC e 100oC em um bico de bunsen e uma carga constante foi pendurada para medir a extensão da mola. A maioria dos resultados foram consistentes e mantinham-se iguais aos da temperatura ambiente, porém, na temperatura mais alta, a mola teve uma variação de 0.05 cm na extensão total. Assim, os gráficos demonstraram um crescimento inverso e polinomial de 4o grau, concordando com outros experimentos. Dessa forma, foi possível concluir que a elasticidade da mola e a temperatura são inversamente relacionadas, apesar de que experimentos futuros devem ser conduzidos para entender a relação matemática precisa entre a constante elástica da mola e sua maleabilidade. Palavras chave: Molas, Temperatura, Materiais.

Alunos

Vítor Augusto Hertel Rovaris
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Orientadores

Leonardo Trevisan

Instituição

Coree International School – Escola Internacional de Joinville
Joinville /
  Joinville –  
  SC –
  Brasil

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Maira
Maira
1 ano atrás

Excelente trabalho! Parabéns

1+
Theo Morita
Theo Morita
1 ano atrás

Parabéns Vitor por mais um trabalho sensacional!!

1+
Marcia Juliane Patricia Hertel Silva
Marcia Juliane Patricia Hertel Silva
1 ano atrás

Parabéns filho! Mais um excelente trabalho científico. 👏🏻👏🏻👏🏻

2+
Alfredo Rovaris Jr
Alfredo Rovaris Jr
1 ano atrás

Ficou muito bem explicado! Parabéns!!!

0
Zenaide Lodetti Bordignon
Zenaide Lodetti Bordignon
1 ano atrás

Parabéns Vitor 👏👏 Excelente trabalho!!

0
Kleber Nabuco
Kleber Nabuco
1 ano atrás

Parabéns Vítor!!
Sucesso.

0
Lucas
Lucas
1 ano atrás

Ficou bom demais Vítor! Parabéns mano👏

0
Marcos Giannella
Marcos Giannella
1 ano atrás

Parabéns pelo trabalho!!! Sucesso sempre!👏👏👏

0
Dagmar Crós Andrin
Dagmar Crós Andrin
1 ano atrás

Parabéns pelo projeto!

0
Valeria aparecida Gelsleishter
Valeria aparecida Gelsleishter
1 ano atrás

Parabéns Vitor! Muito sucesso.

0
Josimeri
Josimeri
1 ano atrás

Josi

0
Josimeri
Josimeri
1 ano atrás

Parabéns Vitor👏🏻👏🏻

0
Patricia
Patricia
1 ano atrás

Parabéns Vitor 👏🏻

0
Carla Hoffmann
Carla Hoffmann
1 ano atrás

Parabéns!!!

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Rosângela Rodrugyes Cruz
Rosângela Rodrugyes Cruz
1 ano atrás

Parabéns 👏👏👏👏

0
Rosane Almenau Goelzer
Rosane Almenau Goelzer
1 ano atrás

Excelente trabalho Vitor, 👏🏻👏🏻

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Carla
Carla
1 ano atrás

Parabéns pelo trabalho!
Sucesso!

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Bruno Ferrari Salmeron
Bruno Ferrari Salmeron
1 ano atrás

Importante pesquisa para segurança veicular 👏👏👏👏

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Ronize Mara Peres Eger
Ronize Mara Peres Eger
1 ano atrás

Parabéns Vitor!

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Leonado Trevisan
Leonado Trevisan
1 ano atrás

Boa Vitor!! Trabalho muito bem feito! Parabéns.

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Liliam
Liliam
1 ano atrás

Toll Vitor! Weiter so👏🏻

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Andrea
Andrea
1 ano atrás

Parabéns Vitor !!!

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Laís Russi Caputo
Laís Russi Caputo
1 ano atrás

Muito interessante o projeto! Muito orgulho!!!

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Vítor Augusto Hertel Rovaris
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