EnglishPortugueseSpanish

O uso dos operadores argumentativos por estudantes de Ensino Médo nas redações modelo ENEM

Resumo do projeto

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é a principal porta de entrada para as universidades públicas brasileiras. Ele contém, dentre outras, uma prova de redação do tipo dissertativo-argumentativo. O estudante deve demonstrar, em sua produção, domínio de construção da coesão e coerência textual, além da defesa de uma tese por meio da argumentação. Um dos recursos linguístico-textuais que garantem a coesão e coerência textual, além da orientação argumentativa, são os operadores argumentativos. Entretanto, estudos nos últimos dez anos revelam a dificuldade dos estudantes de ensino médio brasileiro em realizar o uso dos operadores argumentativos de acordo com a norma-padrão. O objetivo deste estudo é analisar o uso dos operadores argumentativos nas redações modelo ENEM escritas por estudantes de ensino médio, considerando critérios linguístico-textuais, educacionais e considerações disponíveis nas matrizes oficiais do exame. Os resultados da pesquisa corroboram com estudos anteriores e demonstram uma grande dificuldade dos estudantes em fazer uso dos operadores para estabelecerem relações de coesão e coerência textual, além de contribuírem para a orientação argumentativa do texto, tornando os textos de difícil compreensão, sem encadeamento textual e de argumentação confusa, pois as relações semânticas, discursivas, pragmáticas e argumentativas não são bem delimitadas, articuladas e representadas linguisticamente por meio dos operadores. Parte desses resultados surgem de uma abordagem limitada e superficial dos operadores no ensino e aprendizagem de língua portuguesa na educação básica brasileira, resultando no desempenho insatisfatório dos estudantes na prova e em outros vestibulares e exames de avaliação educacional. O estudo busca promover a pauta dos operadores argumentativos no ensino e aprendizagem de LP no ensino básico, levantando um panorama do uso dos operadores pelos estudantes, a presente pesquisa poderá servir de material de apoio para professores. Palavras-chave: Operadores Argumentativos. Redação modelo ENEM. Argumentação. Ensino Médio. Coesão e coerência textual.

Alunos

Dalmo Buzato

Orientadores

Suelen Érica
Priscilla Tulipa da Costa

Instituição

Semana de Ciência e Tecnologia do CEFET-MG
  MG –
  Brazil

Deixe seu comentário

O que você achou deste projeto? Participe deixando seu comentário a seguir:

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Alunos

Dalmo Buzato

Orientadores

Suelen Érica
Priscilla Tulipa da Costa

Instituição

Semana de Ciência e Tecnologia do CEFET-MG
  MG –
  Brazil

Prêmios e Incentivos Educacionais Oferecidos

Áreas de pesquisa

Conheça os projetos que estão concorrendo em todas as áreas de pesquisa da Mostratec Virtual:

Biologia Celular e Molecular e Microbiologia
Bioquímica e Química
Ciências Ambientais
Ciências Animais e de Plantas
Ciências da Computação
Ciências Planetárias e Terrestres e Matemática e Física
Ciências da Saúde
Educação e Humanidades
Engenharia Ambiental e Sanitária
Engenharia e Materiais
Engenharia Elétrica
Engenharia Eletrônica
Engenharia Mecânica
História e Ciências Sociais

REALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

APOIO

MOSTRATEC Virtual

Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia
Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia

Desenvolvido por SiriusPrime
0
Clique para deixar seu comentário e participar!x
()
x

Premiação Júri Popular

Para a premiação do Júri Popular, só serão considerados válidos os votos únicos (um por usuário) e que forem realizados entre 0:00 de 22/10 às 23:59 de 24/10.

Teste do Perfil Empreendedor

Preencha os seus dados a seguir para realizar o seu teste: