EnglishPortugueseSpanish

Os clássicos da literatura como ferramenta para o desenvolvimento de alunos do Ensino Médio

Resumo do projeto

O presente trabalho discute a importância da leitura de clássicos como ferramenta para o desenvolvimento de estudantes do ensino médio, considerando os desafios enfrentados pela literatura na sociedade contemporânea. A leitura de literatura clássica desempenha um papel crucial no desenvolvimento acadêmico dos estudantes. No entanto, a nova configuração do ensino de literatura determinadas pela BNCC os desafios encontrados tanto pelos discentes quanto pelos docentes dificultam o ensino da literatura no Brasil. Neste estudo, realizamos pesquisas básicas e bibliográficas as quais foram usadas como base para apresentar informações sobre o motivo pelo qual devemos incentivar a leitura de livros clássicos nas escolas em um contexto altamente imediatista. Buscamos entender o impacto desses livros na formação dos alunos, quais são as adversidades enfrentadas por eles em relação à leitura e qual é o papel do professor diante desse cenário– conclusões obtidas através da realização de um questionário on-line feito com alunas do ensino médio e de uma entrevista feita com um professor de literatura. Além das pesquisas bibliográficas, explicativas e exploratórias, foram realizados levantamentos de dados, os quais tiveram uma análise qualitativa. Em relação a nossa hipótese inicial, problema de pesquisa e aos objetivos gerais e específicos, os quais foram respondidos e alcançados, pois encontramos alternativas consistentes para a resolução do problema. Após o estudo, acreditamos que a leitura de clássicos na escola pode ser melhor desenvolvida se houver um maior desenvolvimento em novas práticas auxiliares e dinâmicas, para isso para dar continuidade ao nosso trabalho teorias que gostaríamos que fossem aplicadas, consta que através da proposição de um café literário ou práticas pedagógicas diversificadas os estudantes passariam a ter uma visão positiva sobre os clássicos da literatura. Palavras-chave: Livros. Clássicos. Literatura. Estudantes.

Alunos

Isabelli Lazzari Teixeira
Julya Cristina Ferreira da Silva
Érika de Carvalho Brito

Orientadores

Robson Marcelo Vargas

Instituição

Colégio Santa Teresinha
Campo Bom /
  Campo Bom –  
  RS –
  Brasil

Deixe seu comentário

O que você achou deste projeto? Participe deixando seu comentário a seguir:

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Alunos

Isabelli Lazzari Teixeira
Julya Cristina Ferreira da Silva
Érika de Carvalho Brito

Orientadores

Robson Marcelo Vargas

Instituição

Colégio Santa Teresinha
  Campo Bom –  
  RS –
  Brasil

Prêmios e Incentivos Educacionais Oferecidos

Áreas de pesquisa

Conheça os projetos que estão concorrendo em todas as áreas de pesquisa da Mostratec Virtual:

Biologia Celular e Molecular e Microbiologia
Bioquímica e Química
Ciências Ambientais
Ciências Animais e de Plantas
Ciências da Computação
Ciências Planetárias e Terrestres e Matemática e Física
Ciências da Saúde
Educação e Humanidades
Engenharia Ambiental e Sanitária
Engenharia e Materiais
Engenharia Elétrica
Engenharia Eletrônica
Engenharia Mecânica
História e Ciências Sociais

REALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

APOIO

MOSTRATEC Virtual

Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia
Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia

Desenvolvido por SiriusPrime
0
Clique para deixar seu comentário e participar!x
()
x

Premiação Júri Popular

Para a premiação do Júri Popular, só serão considerados válidos os votos únicos (um por usuário) e que forem realizados entre 0:00 de 22/10 às 23:59 de 24/10.

Teste do Perfil Empreendedor

Preencha os seus dados a seguir para realizar o seu teste: