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pHmetro portátil: Uso de smartphone na determinação do pH de soluções utilizando imagens digitais e quimiometria

1º lugar

Resumo do projeto

O repolho roxo é rico em antocianinas, sendo é utilizado em metodologias educacionais para o ensino de equilíbrio ácido-base no Ensino Fundamental e Médio. Esse trabalho tem como objetivo aprimorar esse experimento, através do uso de imagens digitais e quimiometria para monitorar o pH de soluções com o uso do extrato de repolho roxo como indicador. Com esse propósito, utilizou-se soluções caseiras e testes com valor de pH medido em um pHmetro. O extrato de repolho roxo foi extraído em meio alcoólico e adicionado a essas soluções. As aquisições das imagens digitais das amostras foram obtidas por uma câmera de smartphone e analisadas utilizando os sistemas de cores RGB e HSV, aplicando técnicas de calibração. Obteve-se resultados considerados satisfatórios com valores de coeficiente de determinação (R2) igual à 0,99 para a curva de calibração e de 0,91 para as amostras testes. Percebeu-se que a metodologia apresenta uma boa linearidade, permitindo prever valores de pH, como também se mostrou o potencial do uso de imagens digitais em análises químicas. Desta forma, a metodologia pode ser aplicada com facilidade no ensino de química em aulas do Ensino Médio e de Graduação de forma interdisciplinar. Palavras-chave: Imagens digitais. Indicador ácido-base. Quimiometria. Metodologia educacional.

Alunos

Hanna Vitória de Oliveira Silva

Orientadores

Pollyana Souza Castro
Daniel Lucas Dantas de Freitas

Instituição

FEBRACE – FEIRA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS E ENGENHARIA
  RN –
  Brazil

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paulo norberto
paulo norberto
3 anos atrás

gostei muito hanna, força aí continua firme

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Alunos

Hanna Vitória de Oliveira Silva

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Daniel Lucas Dantas de Freitas

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FEBRACE – FEIRA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS E ENGENHARIA
  RN –
  Brazil

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