EnglishPortugueseSpanish

Plataforma de comunicação: um auxílio para equipes multidisciplinares no ensino de crianças com deficiências intelectuais.

Resumo do projeto

A presente pesquisa refere-se à potencialidade de uma plataforma de comunicação entre equipes multidisciplinares para auxiliar o ensino de crianças com deficiências intelectuais, tendo sido desenvolvido para o V Salão de iniciação científica da Escola Rural 2024. Sendo seu objetivo, investigar, sugerir e demonstrar o potencial de uma plataforma interativa que integre todos os educadores designados ao papel de orientar crianças que possuem DI(deficiências intelectuais), diante da justificativa de contribuir com os direitos de deficientes intelectuais conforme o percebimento, por parte autoras, possuidoras de contato com crianças que apresentam tal condição, da desconexão entre os conteúdos trabalhados pelos educadores, juntamente à escassez de professores adequados. Exigindo uma solução apta a minimizar os impactos negativos no desenvolvimento das crianças e na atividade laboral dos educadores. O que originou a proposta de uma maneira de fácil acesso para solucionar essa falha educacional. A metodologia se deu pela confecção de dois formulários, direcionando-se esses, um aos tutores legais das crianças, e outro aos profissionais e professores que as atendem, relacionados a percepção dos mesmos quanto a dificuldade comunicativa entre as equipes multidisciplinares, prejuízos no aprendizado infantil diante deste fator, sobrecarga dos responsáveis que precisam servir como intermédio, possibilidade de criação de uma plataforma de comunicação entre os educadores, e benefícios da mesma, ainda contendo uma apresentação anexada demonstrando as abas e sistema pensados e esquematizados pelas pesquisadoras, na forma que acreditam ser eficiente. As respostas obtidas, apesar de majoritariamente dissertativas, foram graficadas e sintetizadas para uma conclusão acerca da opinião geral, dessa forma, podendo classificar a pesquisa como quali-quantitativa exploratória. Com a análise dos dados coletados, comprovou-se que a grande maioria dos educadores percebe uma precariedade de comunicação uns com os outros quanto à criança que atendem/instruem em comum, e como isso afeta no seu desenvolvimento e nas funções exercidas pelas equipes multidisciplinares e tutores, além de afirmarem ser vantajoso, o meio comunicativo sugerido, obtendo, na maioria das perguntas, entre 90% e 100% de concordância e aprovação. Com isso, infere-se que esta plataforma representa uma competente resolução para o problema identificado, compreendendo enorme procedência e podendo agregar muito na educação. Palavras-chave: crianças; deficiências intelectuais; plataforma; comunicação. Referências: GROSSI, M. G. R. Neurociência e aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual: um estudo de caso. Vértices, Campos dos Goitacazes, v. 20, n. 1, mar. 2018. DOI https://doi.org/10.19180/1809-2667.v20n12018p120-134. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/6257/625765748016/html/. Acesso em: 2 jun. 2024. RIGHINI, Juliana. SÃO PAULO, Ministério Público do Trabalho de São Paulo – Inclusão com Acessibilidade no Trabalho. ACESSIBILIDADE COMUNICACIONAL – PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. São Paulo, SP, [S.D]. Disponível em: https://www.acessibilidadenotrabalho.org/modulos/acessibilidades/acessibilidade-co municacional-pessoas-com-deficiencia-intelectual#:~:text=A%20acessibilidade%20p ara%20pessoa%20com,tamb%C3%A9m%20como%20recursos%20de%20apoio.. Acesso em: 17 jun. 2024. ROSÁRIO, Ana Elisabete; CASSOL, Bruna. Percepção dos professores sobre a atuação da equipe multidisciplinar na escola especial. Cascavel: Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz, 2017. Disponível em: https://www.fag.edu.br/novo/pg/congressoeducacao/arquivos/2017/PERCEPCAO_D OS%20_ROFESSORES_SOBRE_A_ATUACAO_DA_EQUIPE_MULTIDISCIPLINAR _NA_ESCOLA_ESPECIAL.pdf. Acesso em: 16 jun. 2024.

Alunos

Valentina dos Santos Gonçalves
Evelyn Santos de Souza
Dominiqui Belotto

Orientadores

Larissa Antunes da Costa

Instituição

Escola Estadual de Ensino Médio Ildefonso Simões Lopes
Osório /
  Osório –  
  RS –
  Brasil

Deixe seu comentário

O que você achou deste projeto? Participe deixando seu comentário a seguir:

Subscribe
Notify of
guest
19 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jaqueline Ferreira
Jaqueline Ferreira
8 dias atrás

Parabéns tenho certeza que com esse projeto os professores conseguirão chegar mais próximo do aluno e desenvolver melhor os alunos com DI.

5+
Last edited 8 dias atrás by Jaqueline Ferreira
Márcia
Márcia
8 dias atrás

Parabéns 👏👏👏

1+
Daniela Alves das chagas Costa de Oliveira
Daniela Alves das chagas Costa de Oliveira
8 dias atrás

Um ótimo projeto com um olhar humano e de suma importância pra que equipes multidisciplinares tenham mais recursos e informações .

2+
Marcos
Marcos
8 dias atrás

É uma ideia brilhante! Tenho certeza que vai ter muito futuro isso. 🙏

2+
Tauana Borges
Tauana Borges
8 dias atrás

Uau! Um ideia realmente muito importante, que pode trazer muitas mudanças significativas para a atualidade! parabéns aos envolvidos no

3+
Uady Rocha Sessim
Uady Rocha Sessim
8 dias atrás

Parabéns pelo projeto 👏👏👏

2+
Bianca
Bianca
8 dias atrás

Parabéns, uma ideia brilhante e de muito uso !!

2+
Sacha Fraga
Sacha Fraga
8 dias atrás

Um projeto magnífico muito importante!! 🥰🙏

1+
Laura
Laura
8 dias atrás

Parabéns 👏🏻😍

1+
Cintia
Cintia
8 dias atrás

Parabéns gurias …excelente projeto 👏👏👏👏❤️

2+
chesia
chesia
8 dias atrás

show, amei. Parabéns

1+
Fabiana
Fabiana
8 dias atrás

Parabéns

1+
Luana Macedo
Luana Macedo
8 dias atrás

Parabéns 👏🏼👏🏼

1+
Natalia
Natalia
8 dias atrás

Parabéns pelo projeto!!

0
Sonia Gomes
Sonia Gomes
8 dias atrás

Parabéns. Lindo trabalho. Sucessos.

0
Ivanildo dos Santos
Ivanildo dos Santos
7 dias atrás

Gostaria que vocês se sintam vencedoras e compartilhe comigo todo material de vocês para que eu possa colocar em prática e verificar a aplicabilidade aqui no Amapá, local de dificil acesso por parrte dos estudantes e consequetemente acesso a novas metodologias.

3+
Milene P Machado
Milene P Machado
7 dias atrás

Parabéns 👏🏼👏🏼 ideia genial, sou mãe de autista e sinto na pele esse problema na comunicação escola x profissionais que atendem meu pequeno

2+
Sandra
Sandra
6 dias atrás

Muito bom

0
Jussinara
Jussinara
3 dias atrás

Que maravilha de projeto, parabéns a todos envolvidos!!!!

0

Alunos

Valentina dos Santos Gonçalves
Evelyn Santos de Souza
Dominiqui Belotto

Orientadores

Larissa Antunes da Costa

Instituição

Escola Estadual de Ensino Médio Ildefonso Simões Lopes
  Osório –  
  RS –
  Brasil

Prêmios e Incentivos Educacionais Oferecidos

Áreas de pesquisa

Conheça os projetos que estão concorrendo em todas as áreas de pesquisa da Mostratec Virtual:

Biologia Celular e Molecular e Microbiologia
Bioquímica e Química
Ciências Ambientais
Ciências Animais e de Plantas
Ciências da Computação
Ciências Planetárias e Terrestres e Matemática e Física
Ciências da Saúde
Educação e Humanidades
Engenharia Ambiental e Sanitária
Engenharia e Materiais
Engenharia Elétrica
Engenharia Eletrônica
Engenharia Mecânica
História e Ciências Sociais

REALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

APOIO

MOSTRATEC Virtual

Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia
Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia

Desenvolvido por SiriusPrime
19
0
Clique para deixar seu comentário e participar!x
()
x

Premiação Júri Popular

Para a premiação do Júri Popular, só serão considerados válidos os votos únicos (um por usuário) e que forem realizados entre 0:00 de 22/10 às 23:59 de 24/10.

Teste do Perfil Empreendedor

Preencha os seus dados a seguir para realizar o seu teste: