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PVNAVY – Uso de módulos fotovoltaicos como energia auxiliar de um navio militar da Marinha do Brasil

Resumo do projeto

O presente projeto se baseia no desenvolvimento de um sistema de geração de energia auxiliar a partir de módulos fotovoltaicos em um navio militar da Marinha do Brasil visando diminuir a emissão de carbono na atmosfera causada pelo combustível fóssil diesel usado nos geradores de energia, que são o modelo de geração de energia atualmente em navios. O diesel, além de apresentar desvantagens financeiras para os consumidores conforme aumenta seu valor ao longo dos anos, apresenta desvantagens ambientais, também, pois, a cada um litro queimado desse combustível, aproximadamente 3,2 kg de carbono são emitidos na atmosfera (IPEA, 2023). A partir de pesquisas bibliográficas foi visto que o mercado de energia solar fotovoltaica se tornou, cientificamente, um dos melhores e mais renováveis tipos de energia limpa e renovável, removendo totalmente qualquer necessidade de uso de combustíveis fósseis. Dessa forma, surge o problema: como é possível reduzir a emissão de carbono na atmosfera de um navio militar da Marinha do Brasil que utiliza um gerador de energia elétrica a diesel? A hipótese foi de que é possível, através da utilização de módulos fotovoltaicos em um sistema de energia auxiliar que reduziria o consumo de diesel e, consequentemente, a emissão de carbono também. Com isso, além do objetivo de projetar um sistema de geração auxiliar, surge também o objetivo de determinar a economia de combustível fóssil com a utilização do sistema fotovoltaico. Para isso, foi escolhido o navio NPa 500BR da Marinha do Brasil, que possui três geradores de 270kVA, dois desses como principais e um como auxiliar, para fins de cálculo e, então, foi feito o dimensionamento dos módulos fotovoltaicos de acordo com as informações obtidas sobre o navio, bem como a posição e instalação destes no mesmo e os cálculos de redução de diesel e de emissão de carbono do gerador de energia utilizado. Foram dimensionados 40 painéis de cada lado do navio, instalados no seu casco, cada um com potência de pico de 560W, totalizando 44800Wp de geração auxiliar e, através dos cálculos supracitados, mais de 4 mil kg de diesel e 16 toneladas de carbono foram reduzidos. Para tornar o sistema prático, em escala, foi realizada a montagem da tela de supervisório em conjunto ao Arduino Uno para aplicar na maquete operacional do sistema. Assim, o projeto atingiu seus objetivos principais de redução de diesel e, consequentemente, de emissão de carbono, e de simular o funcionamento desse sistema através dos dois softwares. Também foi confirmada a hipótese, na teoria e na prática, de que o sistema fotovoltaico reduz a emissão de carbono na atmosfera de um navio militar da Marinha do Brasil. Palavras-chave: Módulos. Navio. Energia. Gerador. Emissão de carbono.

Alunos

Marlynn Pizatto
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Orientadores

Júlio Cesar Volmann Machado

Instituição

Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha
Novo Hamburgo /
  Novo Hamburgo –  
  RS –
  Brazil

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