EnglishPortugueseSpanish

Um estudo sobre a educação e a matemática financeira no ensino básico

3º lugar

Resumo do projeto

Com o propósito de aprofundarmos nossos conhecimentos sobre a Educação Financeira, neste ano decidimos estudar a Matemática Financeira, realizando buscas bibliográficas em sites e artigos científicos. É de conhecimento geral que esses dois assuntos são de extrema importância, visto que estão diretamente ligados ao nosso dia a dia. Embora tão interligados, ambos apresentam diversas diferenças entre si, já que a Educação Financeira tem como objetivo conscientizar as pessoas em relação às suas finanças e a Matemática Financeira tem como seu foco principal o lado mais prático da situação, envolvendo cálculos e fórmulas matemáticas. Vivendo em uma sociedade, conseguimos observar a falta desses estudos em geral, e sabemos o quão importantes eles serão posteriormente em nossa vida adulta. Por isso, acreditamos que é de suma importância a inserção desses ensinamentos no ensino básico, de uma forma que vise o crescimento do estudante como indivíduo, assim como prega a Teoria das Situações Didáticas. Esta teoria estuda a aplicação de conteúdos matemáticos em sala de aula, bem como a relação entre este saber, o aluno e o professor. Esta relação é facilmente explicada pelo Triângulo Pedagógico de Jean Houssaye. Nesse contexto, pesquisamos em artigos diversos planos de aulas que pudessem nos auxiliar em nosso próprio projeto de aplicação, analisando os conteúdos mais relevantes e as melhores maneiras de colocar em prática os estudos. Ainda para uma melhor compreensão da situação da educação financeira em nossa região, realizamos pesquisas de campo através de formulários com nossos colegas de turma e com professores de matemática da nossa cidade. Por fim, analisamos nossos objetivos iniciais conferindo o que havíamos concluído. Contudo, houve algumas propostas que não puderam ser realizadas por conta da pandemia do covid-19. Em suma, gostaríamos que nosso trabalho servisse como um incentivo para uma maior disseminação da importância e da efetivação dos estudos financeiros. Palavras-chave: Matemática Financeira. Educação Financeira. Situações Didáticas

Alunos

Nicole Saenger Soares
Cecília Scholz

Orientadores

Cézar Luiz Tadler

Instituição

FIC – Feira de Iniciação Científica
  RS –
  Brazil

Deixe seu comentário

O que você achou deste projeto? Participe deixando seu comentário a seguir:

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Alunos

Nicole Saenger Soares
Cecília Scholz

Orientadores

Cézar Luiz Tadler

Instituição

FIC – Feira de Iniciação Científica
  RS –
  Brazil

Prêmios e Incentivos Educacionais Oferecidos

Áreas de pesquisa

Conheça os projetos que estão concorrendo em todas as áreas de pesquisa da Mostratec Virtual:

Biologia Celular e Molecular e Microbiologia
Bioquímica e Química
Ciências Ambientais
Ciências Animais e de Plantas
Ciências da Computação
Ciências Planetárias e Terrestres e Matemática e Física
Ciências da Saúde
Educação e Humanidades
Engenharia Ambiental e Sanitária
Engenharia e Materiais
Engenharia Elétrica
Engenharia Eletrônica
Engenharia Mecânica
História e Ciências Sociais

REALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

APOIO

MOSTRATEC Virtual

Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia
Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia

Desenvolvido por SiriusPrime
0
Clique para deixar seu comentário e participar!x
()
x

Premiação Júri Popular

Para a premiação do Júri Popular, só serão considerados válidos os votos únicos (um por usuário) e que forem realizados entre 0:00 de 22/10 às 23:59 de 24/10.

Teste do Perfil Empreendedor

Preencha os seus dados a seguir para realizar o seu teste: