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Uso de jogos digitais como estratégia educacional: o potencial do Minecraft Education na sala de aula

Resumo do projeto

A utilização de jogos no contexto educacional tem ganhado destaque, especialmente na formação profissional, ao inserir elementos lúdicos nas salas de aula. Além de despertar o interesse dos estudantes em assimilar conteúdo específicos, os jogos promovem competências de colaboração, trabalho em equipe e simulação de situações profissionais. Nesse cenário, o Minecraft Education se destaca como uma ferramenta eficaz para o ensino profissionalizante, facilitando a aprendizagem e a compreensão de conceitos relacionados a circuitos elétricos e eletrônicos. O jogo permite que os alunos experimentem e desenvolvam seus próprios circuitos, aprimorando simultaneamente a criatividade e o pensamento crítico. Este estudo analisa a incorporação do Minecraft Education como recurso educacional nas práticas pedagógicas para aprofundar a compreensão de conceitos de circuitos elétricos e eletrônicos. Dessa forma, adota-se uma abordagem mista de pesquisa, combinando revisão bibliográfica e coleta de dados. Ainda, as atividades planejadas visam criar desafios alinhados aos objetivos educacionais, aplicados em sala de aula para proporcionar um ambiente desafiador aos estudantes. A coleta de dados será realizada por meio de observações diretas do docente e questionários aplicados aos alunos antes e após a intervenção com o jogo, para identificar lacunas e necessidades de aprimoramento. A análise das informações obtidas buscará identificar possíveis obstáculos à implementação do Minecraft Education, como desatenção dos alunos e necessidade de orientação comportamental. O objetivo é proporcionar uma experiência de aprendizagem envolvente e estimulante, promovendo o aperfeiçoamento do conhecimento em circuitos elétricos e eletrônicos e formando profissionais competentes e proativos. Palavras-chave: Ambiente Educacional; Aprendizado; Ferramenta didática; Jogos Educativos.

Alunos

Emily Caroline Melo de Souza
João Vitor Domiciano Lopes
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Orientadores

Grazielli Bueno

Instituição

Instituto Federal do Paraná – Campus Assis Chateaubriand
Assis Chateaubriand /
  Assis Chateaubriand –  
  PR –
  Brasil

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